terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MECÂNICA NO VESTIBULAR

Depois de finalizada as postagens sobre os principais tópicos sobre Mecânica, vou dizer para vocês como isso é cobrado nos vestibulares.
Se existe algum assunto que deva ser priorizado na hora de estudar é Mecânica ( não que os outros não devam ser estudados), mas esse é o tópico que mais cai no vestibular na área de física, principalmente porque é muito fácil encontrar exemplos dessa área da física no nosso cotidiano. É ano de Copa do Mundo e exercícios relacionados com futebol devem aparecer com grande frequência nas provas. Por exemplo a figura de um goleiro batendo um tiro de meta é uma grande oportunidade para perguntar algo sobre balística.

Mas o que mais cai de Mecânica?

As postagens desse blog tentaram dar prioridade para os assuntos mais cobrados, exercícios sobre carros, para falar de M.R.U. e M.R.U.V. são bem manjados, os famosos exercícios de bloquinho também estando presentes em quase todas as provas( Portanto saber resolver esse exercícios é essencial), Algo que também tem aparecido com bastante frequência é os exercícios sobre conservação de energia mecânica, e sobre as Leis de Kepler, esses tópicos estão cada vez mais frequentes.

Qual a diferença entre as provas?   

Os vestibulares adotam maneiras distintas de cobra o conteúdo, porém uma coisa é certa é preciso conhecer bem a matéria para a resolução das questões. A Fuvest e o Vestibular a Unicamp se assemelham na maneira de cobrar, costumam apresentar textos curtos deixando clara  o que é perguntado. A Unicamp tem execícios mais simples( o que não significa que é mais fácil) na sua primeira fase do que a Fuvest, porém a segunda fase desses vestibulares tem questões bem complexas( por isso fica a dica, ESTUDEM!).

O ENEM e a Vunesp normalmente apresentam exercícios mais contextualizados e normalmente tudo que é necessário para sua resolução está no texto, mas é necessário que tenha o conhecimento da matéria para a sua resolução.

Novas maneiras de cobrar?

Principalmente em Mecânica uma tendência é cada vez mais aparecerem execícios totalmente literais nas provas( Ou seja sem números, apenas letras), isso está muito mais presente nos vestibulares, e tende a aparecer muito mais, por isso treinar a resolução desse tipo de execício é importantíssimo para tem um bom desempenho nas provas.

BONS ESTUDOS!!!!!!

2 comentários: