sábado, 1 de fevereiro de 2014

COLISÕES



Definição

O nome dessa matéria é bem intuitiva, vamos entender o que acontece quando um corpo colide com o outro.

Tipos de Colisões

As colisões são separadas em três tipos: Choques Inelásticos, Choques Parcialmente Elásticos, Choques Perfeitamente Elásticos.
  • Choques Inelásticos: É classificado como esse tipo de colisão quando após um choque, os corpos seguem juntos e com a mesma velocidade. (Quando um carro bate com outro e seguem grudados após a batida).
  •  Choques Parcialmente Elásticos: É classificado assim quando após o choque, os corpos seguem separados e com velocidade diferente.(Ocorre perda de energia cinética).
  • Choques Perfeitamente Elásticos: É o choque em que após colidirem, os corpos seguem separados e com a velocidade diferentes. (Não ocorre perda de energia cinética).
Choques Inelásticos


Choques  Elásticos

Quantidade de Movimento e Energia Cinética

  • Quantidade de Movimento: É a relação entre a massa de um corpo e sua velocidade  , é preciso saber que em uma colisão a Quantidade de Movimento se mantem. assim sendo:   onde V'A e V' B são as velocidades após o choque e Ve VB  as velocidades antes do choque. m A e m B são as massas dos corpos.
  • Energia Cinética: É a energia que todo corpo tem quando está em movimento. é definida pela seguinte fórmula: Fórmula da Energia Cinética, onde v é a velocidade do corpo e m sua massa. é bom saber isso porque muitos exercícios pedem a variação da energia cinética em um corpo após uma colisão.

Coeficiente de Restituição (e)

O Coeficiente de restituição é a rasão(divisão) entre a Velocidade de Afastamento e a Velocidade de Aproximação.  Sendo assim: 

  
  • Velocidade de Afastamento: É a diferença entre as velocidades dos corpos após o choque (Vaf = V’B – V’A).
  • Velocidade de Aproximação: É a diferença entre as velocidades dos corpos antes do choque.(Vap = VA - VB).

Exercícios




Laboratório de Colisões
Clique para Rodar

Nenhum comentário:

Postar um comentário